top of page
Foto do escritorMenina de Vidro

Mentes ansiosas - medo e ansiedade além dos limites


Sinopse da editora

Ansiedade e medo todo mundo tem, fazem parte do nosso existir. O problema é quando esses sentimentos se tornam excessivos e nos fazem adoecer, transtornando a nossa vida. Neste livro, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva faz uso de sua experiência clínica para explicar o que acontece quando a ansiedade e o medo extrapolam os limites da normalidade e como podemos superar os transtornos que eles provocam.


Como cheguei a este livro

Tudo começou quando meu marido (um cético em essência, que recentemente começou a se abrir para novas possibilidades) me mostrou o fragmento de uma apresentação da Dra. Ana Beatriz em um Tedx. No curto vídeo, extraído do final da palestra, ela discorria sobre o sentido e o propósito da vida, comparando Deus a espécie de designer do Universo. Meu marido se interessou pelo o que ouvia. E eu, admito, me senti “vingada” ao ver aquela médica/pesquisadora, respaldada pela ciência, falar para um grande público sobre assuntos que vão além do materialismo, conteúdo que já me rendeu deboche e preconceito no “meio acadêmico”.


Foi então que meu subconsciente enviou uma mensagem. “Acho que temos um livro dela aqui em casa”, pensei. Dito e feito! Não foi difícil encontrar o “Mentes Ansiosas” na nossa pequena biblioteca. Estava lá, aguardando sua vez, na prateleira dos “livros para ler um dia”. Não sei quando nem como ele foi parar ali. Nossa suspeita é que a minha sogra (ciente de que somos um casal de ansiosos) tenha nos presenteado em algum momento. A feliz “coincidência” me fez concluir que o momento de lê-lo havia chegado.


Sobre o conteúdo

Eu diria que é um livro “meio técnico”. Digo isso porque ele traz alguns conceitos médicos, mas o faz de maneira didática e coloquial. 


Achei interessante a descrição pormenorizada de algumas fobias. Imagino que esse detalhamento facilite a identificação por parte das pessoas que sofrem com elas. Em especial, destaco a narração cronológica de uma crise desencadeada pelo Pânico. Quase vivi uma, só de me imaginar naquela cena. Mas penso que, a partir dessa narrativa, a pessoa que sofre com o pânico possa perceber que mesmo essa crise passa por um processo, com “começo, meio e fim”, portanto, aquela sensação terrível vai passar. Suponho que ter consciência disso ajude a manter a calma quando a instabilidade vier.


Outros assuntos abordados na obra

  • Agorafobia

  • Fobia social

  • Ansiedade de separação 

  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

  • Transtorno de estresse pós-traumático

  • Etc



Citação

“A única regra a ser seguida para a superação das fobias é o enfrentamento. Enfrentar o medo é ter a certeza de que ele jamais se tornará algo maior do que você. Medos patológicos são como lendas: quando não se acredita nelas, elas deixam de existir.” (p.105)


Insights


O primeiro pensamento que me veio com essa leitura é que, definitivamente, meu cérebro não consegue separar a realidade física da realidade espiritual. Sei que não é a proposta do livro, mas eu sinto falta da explicação metafísica. Não consigo conceber que alguém teria uma fobia gigantesca de gato ou de barata do nada, portanto fico curiosa para rastrear a origem desse tipo de problema, o que, na minha visão, nem sempre vem desta encarnação.


Além disso, a vida já é tão desafiadora, mesmo com a “consciência” de que estamos aqui para aprender, crescer e evoluir (e muitas vezes isso vai doer), imagina lidar com eventos pós-traumáticos tão pesados (como alguns relatos de estupro e sequestro relâmpago citados no livro) sem a fé de que nada é por acaso e de que, mesmo em meio ao aparente caos, há uma Inteligência Cósmica, sábia e justa, confortando e nos auxiliando nessa jornada imprevisível?! Definitivamente, eu não daria conta de ser "ateia"...


O segundo pensamento que me veio foi o de que teria sido muito bom se, na minha infância, meus pais e meus professores tivessem acesso a esse tipo de conhecimento (conhecimento psicológico mesmo, nem me refiro ao espiritual). Teria feito muita diferença na minha formação psicossocial e evitado muitas feridas e inseguranças. Mas antes tarde do que nunca, neh?! Ainda bem que o mundo tem evoluído e hoje podemos ler e falar sobre esses assuntos! 🙌


Prós

  • Para facilitar a compreensão, a obra lança mão de descrições e narrativas, incluindo casos reais, que ilustram o transtorno abordado, o que deixa a leitura um pouco mais leve e fluida. 


  • Embora o livro dê importância à medicação, não se limita a ela. Pelo contrário, ao final há dicas não medicamentosas para tratar a ansiedade, como alimentos e terapias que auxiliam no processo de autorregulagem. 


Contras

  • Não sei exatamente o motivo, mas foi um livro que custou “me pegar”. Demorei a terminá-lo.


Menina de vidro indica?


Sim. Penso que pode dar um pouco de esperança a pessoas que sofrem com cada um dos transtornos descritos no livro, especialmente àquelas que precisam de explicações científicas sobre como atuam os neurotransmissores e tal.


A leitura também pode ser útil para quem não tem fobias nem é ansioso, mas gostaria de compreender e desenvolver mais empatia por com quem o seja.


Nota: 7


Vale a leitura? Sim. 

Vale presente? Para pessoas mais próximas, apenas (seria deselegante passar a mensagem ao presenteado de que ele é ansioso, se não tivermos intimidade para isso kkkk). E, mesmo assim, somente se a pessoa demonstrar interesse no assunto, pois, embora não seja denso, é um livro que exige um pouco mais de dedicação na leitura. 


SERVIÇO

Título: Mentes ansiosas - medo e ansiedade além dos limites

Tipo de obra: livro. 205 páginas.

Assunto: alguns tipos de transtornos relacionados à ansiedade

Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

Valores: 

Livro usado, versão 2011 (a minha): 18,00 (2024), na Estante Virtual

E-book, versão atualizada: R$ 27,90 (2024), na Amazon.

Livro físico, versão atualizada: R$ 41,29 (2024), na Americanas.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page